quinta-feira, 2 de outubro de 2008

NOSTRADAMUS



Gostaria de comentar algo que eu tenho lido em fóruns e tals. Desde a volta de Rob Halford aos vocais do Judas Priest os fãs esperam uma volta triunfal e quem sabe um novo "Painkiller". Veio o Angel Of Retribution que, se não agradou à todos, pois muitos acharam um álbum fraco, também não fez feio, pois tem composições boas e músicas bem ao estilo judas de ser.
Então finalmente eles lançam esse que sem dúvida é o álbum mais criticado desde o Turbo. Nostradamus é um álbum difícil de se entender, longo e enigmático, conta a história do profeta Nostradamus, que segundo a lenda, realizou diversas profecias acerca de guerras e fim do mundo. Para contar essa história o Judas usou todos os seus recursos como banda, inclui-se aí o uso de tecnologia de ponta para emulação de efeitos orquestrados executados pelos ótimos guitarristas K.K.Downing/Glenn Tipton. Usando e abusando de vinhetas e elementos épicos para dar tom magistral à obra, isso acabou se tornando algo incômodo de ser ouvido para quem está acostumado às batidas ligeiras e rápidas da banda em seus trabalhos mais conhecidos.
E é exatamente isso que está tirando o soo de milhares de fãs mundo afora. Acusam a banda de ter feito um álbum fraco e sem sal e atacam de todas as maneiras o Judas em fóruns e blogs afora. Como toda banda que se preze, é óbvio a defesa que os integrantes façam ao álbum e dizem que é uma linda obra para ser apreciada com calma e paciência. Infelizmente, não é assim que os fãs querem o Judas, eles o querem como uma banda arrebatadora no palco, executando andamentos velozes e solos precisos, shows para fazer a platéia ficar sem ar!
Aí é que entra a questão, o que deve ser feito afinal para agradar aos fãs? Hoje em dia está complicado de isso ser feito, afinal, se uma banda inova ela acaba soando ridícula ou e é taxada de vendida!!! Se ela segue a cartilha de sempre com certeza acaba agradando os fãs xiitas mas vai soar sempre igual - salvo algumas exceções.
Então de quem é a culpa por Nostradamus estar sendo tão apedrejado? Parte da culpa deve-se ao Judas Priest, pois é possível soar épico e magistral em apenas um CD com uma melhor preparação e tratamento das faixas. E em parte também aos próprios fãs, que como sempre acontece com bandas grandes, se cometem um deslize apenas acabam se tornando alvo de acusações sem número sendo chamados até de vendidos. O mais incrível que esses fãs chegam no show e esquecem tudo que falaram ou fizeram, afinal o mais importante é curtir o momento e idolatrar seus ídolos, estando esses certos ou errados...


ps: comprei o cd original, pagando 37 reais(!!), e veio numa embalagem meio ruinzinha, bem que aqui no Brasil as coisas poderiam ser melhores...

Nenhum comentário: