quinta-feira, 2 de outubro de 2008

BRASIL = FÃS ALUCINADOS

Empolgante...essa foi a palavra que um guitarrista de uma banda internacional disse um dia para descrever os fão brasileiros no show que haviam feito na noite anterior. Mas afinal, qual o segredo desse fervor e exaltação que nós brasileiros demostramos nos variados shows que acontecem em território nacional?
Lendo uma entrevista que o Alex Lifeson (guitarrista do Rush) concedeu à revista roadie crew, ele disse "É simplesmente anormal escutar multidões como aquelas acompanhando em coro uma instrumental como YYZ.(...)Para você ter uma idéia, quando mixamos o DVD Rush in Rio , passamos cerca de uma hora ouvindo apenas o som que havíamos extraído do público. Não acreditávamos naquilo...". É isso que dizem 10 entre 10 artistas de renome que pousam em solo tupiniquim para excursionarem e fazer seus shows, às vezes prejudicado por uma má produção, mas quem liga? O público curte o show como se fosse o último de suas vidas.
Muitos dizem que tudo isso remete ao fato de o Brasil ser um país complicado de receber shows com certa regularidade, afinal, vivemos num país abaixo da linha do equador, enquanto nossos ídolos em sua maior parte vivem lá em cima, o que dificulta a logística das bandas e torna os custos da turnê altíssimos. Mas as bandas vem do mesmo jeito...porque sabem que aqui existe um lugar recheado de fãs alucinados que tornam o espetáculo especial, um show único, que sempre viverá na memória de quem foi.
Afinal, não é todo dia que bandas como Iron Maiden, Judas Priest, Deep purple, Whitesnake, dentre outras tantas, pisam em nosso país, que está se tornando um dos maiores berços de bandas do mundo! Só pra destacar, das 5 edições da Wacken Metal battle, atração do Wacken Open Air (o maior festival da atualidade), disputa em que participam bandas do mundo todo, fomos vencedores duas vezes, com o Thuatha De Danann em 2005, e com o Torture Squad em 2007, sendo as outras edições vencidas por duas bandas alemãs e uma israelense (metal não tem fronteiras!!) nesse ano.
Sendo assim, a única explicação para nossa loucura é que somos um povo apaixonado pelo estilo, berço de grupos de reputação mundial e sonho de bandas e mais bandas mundo afora, que têm um desejo que nem sempre pode ser concretizado...tocar no Brasil!

Nenhum comentário: